Um aumento repentino dos visitantes na casa de banho também significa um risco repentino. Mas o Tork PeakServe permite-lhe criar a melhor experiência para os visitantes. É especificamente desenvolvido para otimizar os fluxos em casas de banho movimentadas e melhorar a experiência do utilizador em locais de tráfego elevado. Veja como o Tork PeakServe ajudou a ultrapassar os desafios de servir 3,4 milhões de passageiros que passam pelo Aeroporto de Billund anualmente.
É primavera e Kirsten Paarup está ocupada. O verão está à porta e, nessa altura, o Aeroporto de Billund, o segundo maior da Dinamarca, será inundado de passageiros em trânsito de e para os três parques temáticos circundantes: A Legolândia de Billund, o Lalandia Aquadome e o Parque dos Leões no Zoo de Givskud. Com doze anos de experiência na gestão de equipas de limpeza no aeroporto, Kirsten sabe que só há uma forma de lidar com as enchentes de verão: planeamento.
É um desafio, já bem familiar para os gerentes de limpeza e de instalações de todo o mundo, gerir os períodos de maior movimento nas casas de banho. Kirsten Paarup, Gerente de Limpezas no Aeroporto de Billund, não é exceção. Conseguimos contactá-la no momento em que ela e as suas equipas estavam em transição para aquilo a que ela chama o “modo verão”.
“Notamos um aumento no número de passageiros por volta das férias da Páscoa, depois vai crescendo gradualmente e assim que entramos na última semana de junho os números sobem a pique.”
Com um terminal principal de 40.000 m2, juntamente com o antigo terminal e edifícios auxiliares, perfazendo um total de 125 casas de banho e 3,5 milhões de passageiros anuais para cuidar, não admira que Kirsten tenha a cabeça bastante ocupada.
“Utilizo as projeções do coeficiente de ocupação do nosso departamento de marketing juntamente com outros dados para calcular quantos passageiros devemos esperar nos próximos meses e onde ocorrerão os maiores picos de tráfego. O Aeroporto de Billund está a crescer a uma velocidade extraordinária. No ano passado, o número de passageiros cresceu cerca de 9,2 por cento. E nos primeiros três meses de 2018, assistimos a um crescimento de mais 11,2 por cento”!
“A minha preocupação é ter pessoal suficiente. No período de inverno, de outubro a abril, o meu pessoal ronda os 60. No modo verão, somos perto de 100. E, como muitos dos meus colaboradores regulares vão de férias durante o verão, precisamos de encontrar muito pessoal extra todos os verões”. Um processo que se torna ainda mais complicado pelo facto de que o pessoal do aeroporto tem de passar por verificações minuciosas de antecedentes pessoais. “E temos de lhes dar formação. Muitas pessoas acham que sabem limpar, mas não é tão fácil como parece”, diz Kirsten sorrindo.
Outra coisa que requer planeamento são os consumíveis. “Todas as casas de banho são sujeitas a uma limpeza profunda diária e a maior parte é inspecionada e reabastecida cerca de oito vezes. Utilizamos o mesmo equipamento ao longo do ano, mas durante o verão os consumíveis voam das prateleiras”.
O aeroporto está sempre aberto, mas os passageiros chegam em levas. “Normalmente, os maiores picos ocorrem por volta das 10, 14 e 18 horas, quando chegam e partem muitos voos. Mas, por vezes, os picos ocorrem em alturas inesperadas”. Então, o que é que acontece quando as pessoas estão de baixa e Kirsten não tem pessoal suficiente disponível para lidar com os picos? “Bem, em momentos decisivos, podemos reduzir um pouco a frequência de algumas das nossas outras atividades de limpeza. Mas nunca comprometemos o que diz respeito às nossas casas de banho. Uma casa de banho limpa é um elemento fundamental na experiência dos nossos visitantes. E como agora utilizamos o Tork PeakServe, não precisamos de recarregar os dispensadores com tanta frequência, o que nos liberta tempo que podemos utilizar mantendo outras áreas do aeroporto tão limpas quanto os nossos visitantes esperam que estejam”.
Kirsten Paarup
Gerente de Limpeza, Aeroporto de Billund