Qual é a sua cor?

As cores influenciam o estado de espírito e o comportamento das pessoas. E, embora muitos outros fatores sejam determinantes no que se refere à experiência dos clientes nos restaurantes, a cor é um dos mais importantes. De modo a inspirar e incentivar a reflexão acerca das cores, a Tork utilizou uma tecnologia para medir as ondas cerebrais e avaliar a forma como os clientes reagem às diferentes cores.
what-is-your-colour-macarons-800x300.jpg


A experiência das cores em restaurantes

16 clientes devidamente equipados com aparelhos de medição das ondas cerebrais foram submetidos a 8 ambientes com 8 cores diferentes. Cada um destes ambientes foi concebido com os vários elementos de um restaurante numa única cor – paredes, chão, mobiliário, louça e talheres. 


Para cada cor, foi pedido que cada cliente degustasse uma bebida e provasse um pequeno macaron – todos os aspetos eram idênticos, com exceção da cor, e combinavam com o meio envolvente. Em cada ambiente, a atividade cerebral e a frequência cardíaca foram medidas e foi preenchido um questionário para registar as reações dos participantes. Os dados obtidos através dos testes foram analisados de modo a criar um perfil para cada cor.

what-is-your-colour-macarons-800x300.jpg

Macarons com o mesmo sabor, mas em oito cores – servidos em todos os ambientes de cores durante a experiência.

“Goethe apresentou a primeira teoria da cor em 1810. Não se pretende pôr em causa teorias já existentes, mas sim contribuir para um maior conhecimento sobre as cores, nomeadamente no que diz respeito às que são utilizadas na decoração de restaurantes”.

Catherine d’Hubert, Gestora Europeia de Produto para Artigos de Mesa na Tork

Descubra a sua cor!

Os resultados foram utilizados para criar um guia de cores para o seu restaurante.