A melhor forma de combater as IACS é melhorando a higiene das mãos. Nos artigos abaixo pode ler mais informações sobre as IACS e como evitá-las.
Atualmente, as infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) ainda são um problema significativo para os hospitais e estabelecimentos de cuidados de saúde. Anualmente, milhões de doentes em todo o mundo são afetados por infeções adquiridas no hospital (hospital acquired infections, HAI) (também denominadas infeções hospitalares ou IACS), que podem levar a diversas complicações e podem ser fatais. As consequências são graves, sendo que estas infeções provocam dor física, atrasam a recuperação e, por vezes, podem ser fatais. As IACS também podem implicar enormes custos para a sociedade, daí que tantos intervenientes tentem combatê-las, sendo a Organização Mundial de Saúde um deles.
De acordo com a OMS, a forma mais eficaz de combater as IACS é praticando uma boa higiene das mãos. Como profissional de saúde, sem dúvida que já sabe da importância da higiene das mãos. Na verdade, pesquisas demonstram que os enfermeiros são os profissionais que melhor cumprem as práticas de higiene das mãos. Mas garantir a conformidade da higiene das mãos entre todos os funcionários nem sempre é fácil. É necessário ter apoio para pôr em prática uma boa higiene. Além disso, no que diz respeito a visitantes e doentes, as informações de sensibilização são, muitas vezes, necessárias.
Além de garantir uma boa higiene das mãos nos hospitais, é importante identificar áreas de risco e saber que ações preventivas minimizam o risco de transmissão de infeções.